Hoje comemoramos o dia do Senhor do Bonfim na Bahia. Ele é o padroeiro do coração de todos os baianos. Quem nunca foi à colina Sagrada orar, agradecer, pedir, pagar promessas ou festejar?
Eu, como um bom baiano, sempre que posso vou a minha querida Igreja do Bonfim, por todos esses motivos, ou simplesmente para contemplar a vista e pensar na vida...
A Lavagem do Bonfim, é uma celebração religiosa que acontece sempre na 2a. quinta-feira do mês de Janeiro em Salvador. Em 1754 a imagem do Senhor do Bonfim, foi trazida de Lisboa para Salvador, em pagamento a uma promessa do Capitão Teodósio Rodrigues de Farias. Ao se encontrar em apuros numa tempestade em alto mar, ele invocou o Senhor do Bonfim e prometeu que construiria uma capela em Sua homenagem, caso fosse salvo. Ao chegar com vida à Bahia, cumpriu sua promessa.
Esta imagem foi levada da igreja da Penha, em Itapagipe até à Colina Sagrada, em procissão. Os historiadores discordam se o início se deu mesmo nessa data, assim como em outros detalhes da festa.
Em uma versão famosa temos que as homenagens ao Santo, aconteciam sempre no 2o. domingo de Janeiro, e para que a Igreja estivesse preparada para os festejos, lavavam-na na quinta-feira anterior. Assim teria início a lavagem do Bonfim...
No final do século XIX, a Arquediocese de Salvador proibiu a limpeza no interior da capela, que permanece fechada durante o festejo. As baianas então começaram a lavar as escadarias com água de cheiro como símbolo de purificação. Com o passar dos anos, a Lavagem do Bonfim começou a atrair pessoas de todas as religiões. No candomblé, o Senhor do Bonfim é Oxalá, deus associado à criação do mundo, alheio à violência, disputas e brigas. O branco, de uso quase obrigatório na Lavagem, é uma menção direta ao pai de todos os orixás.
A procissão se inicia na Igreja da Conceição da praia, às 9h, num culto ecumênico, e após isso católicos fervorosos, pais e mães de Santo, turistas e baianos cantam o Hino ao Senhor do Bonfim e saem em procissão até a Colina Sagrada, num percurso de 8km; todos vestidos de branco.
É uma das grandes festas populares do Brasil, muito bonita e emocionante. Quem não foi, se programe e vá conhecer esse momento tão especial que acontece todo ano em Salvador.
Para terminar, o Hino ao Senhor do Bonfim:
"Glória a ti neste dia de Glória
Glória a ti redentor que há cem anos
Nossos pais conduziste à vitória
Pelos mares e campos baianos.
Dessa sagrada colina
Mansão da misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia
Glória a ti nessa altura sagrada
És o eterno farol, és o guia
És, Senhor, sentinela avançada
És a guarda imortal da Bahia.
Dessa sagrada colina
Mansão da Misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia
Aos teus pés que nos deste o Direito
Aos teus pés que nos deste a Verdade
Trata e exulta num férvido preito
A alma em festa da nossa cidade.
Dessa sagrada colina
Mansão da Misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia."