quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Paris Boring?



Desde muito cedo Paris me fascina... Via as fotos da capital francesa e ficava encantado com o seu charme, glamour e beleza. Quando comecei a conhecer um pouco mais sobre a história francesa, cultura e suas personalidades, me fascinei mais ainda. Ao conhecer Paris de fato, em 2001, a paixão se transformou em amor verdadeiro, e com muito respeito, claro!
Falei isso tudo pra comentar uma reportagem que li no Jornal do Brasil desse último domingo... Uma matéria do mês passado do Jornal Le Monde considerou Paris a "capital européia do sono". Têm-se registrado cada vez mais reclamações sobre o barulho, resultando em multas pesadas e fechamento de diversos estabelecimentos noturnos.
Mais de 14 mil parisienses assinaram um manifesto online, solicitando mais tolerância dos residentes e autoridades com o barulho. O bafo é tão grande, que os moradores chegam a jogar ovos e água nos frequentadores dos bares... Baixaria!
Dizem que tudo ficou pior há 2 anos, quando foi proibido o cigarrro nos estabelecimentos fechados, e os fumantes tomaram conta das calçadas à noite.
Pelo visto, a situação não anda boa na cidade luz. Paris ficou atrás de Berlim, Londres, Amsterdã e Barcelona, num relatório sobre a economia da vida noturna....
Será que a minha amada Paris, vai ser uma cidade dia? Pronta para contemplarmos seus magníficos monumentos e fazermos comprinhas com hora marcada?
Claro que não, eu espero... Afinal de contas, o povo responsável pela queda da bastilha e pela declaração dos direitos homem e do cidadão, conseguirá firmar a paz entre boêmios e "caseiros" (J'espére!!!).

3 comentários:

  1. Então a baixaria de jogar ovo, e agua no povo fazendo barulho não é so aqui?
    Achei que fosse coisa do Brasil, naqueles playboyzinhos que ligam o sim alto do carro.
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Será que Paris sem baladinhas vai manter o título de "cidade luz"??? Medo...
    XOXO

    ResponderExcluir
  3. O motivo de tanto furdunço na cidade Luz é óbvia... quem não lembra que "a couple of years ago" houve o ano do Brasil na França... Não podia dar outra! kkkkkk... Brinks
    Rafa

    ResponderExcluir