quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Senhor do Bonfim da Bahia!!!



Hoje comemoramos o dia do Senhor do Bonfim na Bahia. Ele é o padroeiro do coração de todos os baianos. Quem nunca foi à colina Sagrada orar, agradecer, pedir, pagar promessas ou festejar?
Eu, como um bom baiano, sempre que posso vou a minha querida Igreja do Bonfim, por todos esses motivos, ou simplesmente para contemplar a vista e pensar na vida...


A Lavagem do Bonfim, é uma celebração religiosa que acontece sempre na 2a. quinta-feira do mês de Janeiro em Salvador. Em 1754 a imagem do Senhor do Bonfim, foi trazida de Lisboa para Salvador, em pagamento a uma promessa do Capitão Teodósio Rodrigues de Farias. Ao se encontrar em apuros numa tempestade em alto mar, ele invocou o Senhor do Bonfim e prometeu que construiria uma capela em Sua homenagem, caso fosse salvo. Ao chegar com vida à Bahia, cumpriu sua promessa.


Esta imagem foi levada da igreja da Penha, em Itapagipe até à Colina Sagrada, em procissão. Os historiadores discordam se o início se deu mesmo nessa data, assim como em outros detalhes da festa.
Em uma versão famosa temos que as homenagens ao Santo, aconteciam sempre no 2o. domingo de Janeiro, e para que a Igreja estivesse preparada para os festejos, lavavam-na na quinta-feira anterior. Assim teria início a  lavagem do Bonfim...


No final do século XIX, a Arquediocese de Salvador proibiu a limpeza no interior da capela, que permanece fechada durante o festejo. As baianas então começaram a lavar as escadarias com água de cheiro como símbolo de purificação. Com o passar dos anos, a Lavagem do Bonfim começou a atrair pessoas de todas as religiões. No candomblé, o Senhor do Bonfim é Oxalá, deus associado à criação do mundo, alheio à violência, disputas e brigas. O branco, de uso quase obrigatório na Lavagem, é uma menção direta ao pai de todos os orixás.


A procissão se inicia na Igreja da Conceição da praia, às 9h, num culto ecumênico, e após isso católicos fervorosos, pais e mães de Santo, turistas e baianos cantam o Hino ao Senhor do Bonfim e saem em procissão até a Colina Sagrada, num percurso de 8km; todos vestidos de branco.
É uma das grandes festas populares do Brasil, muito bonita e emocionante. Quem não foi, se programe e vá conhecer esse momento tão especial que acontece todo ano em Salvador.



Para terminar, o Hino ao Senhor do Bonfim:

"Glória a ti neste dia de Glória
Glória a ti redentor que há cem anos
Nossos pais conduziste à vitória
Pelos mares e campos baianos.

Dessa sagrada colina
Mansão da misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia

Glória a ti nessa altura sagrada
És o eterno farol, és o guia
És, Senhor, sentinela avançada
És a guarda imortal da Bahia.

Dessa sagrada colina
Mansão da Misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia

Aos teus pés que nos deste o Direito
Aos teus pés que nos deste a Verdade
Trata e exulta num férvido preito
A alma em festa da nossa cidade.

Dessa sagrada colina
Mansão da Misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia."

7 comentários:

  1. Vamp,
    vc esqueceu de falar das festas paralelas à Lavagem, hihihi...
    Só pra contrariar!
    Bjs e te amo!
    Chay

    ResponderExcluir
  2. FORA EM REDE NACIONALLLLLLLLL!!!!!!!!!
    Fale da parte profana, pleaseeeeee!!!
    Love you...
    Chay

    ResponderExcluir
  3. Vamp... não foi fora... desculpe.. vou até tirar meu coment inicial...
    Me detive à parte cultural.... Bonfim Light, lavagem do contorno, contorno light e todas as outras festas são outros assuntos....
    A minha homenagem foi ao Senhor do Bonfim!
    Beijos!
    Love you too!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz todo o percurso do Bonfim, fui pagar uma promessa!!!!!!!!

    Nossa, mt emoção... Quando as baianas lavam a escadaria é uma coisa surreal, impressionante!!

    ResponderExcluir
  5. Só no blog mesmo para eu me atualizar... Ser mãe realmente muda as pessoas e eu sou totalmente por fora de tudo, estou me sentindo um pouco Miranda(Sex and the city), naquela transformação!!! Eu tinha até esquecido desse evento maravilhoso! Parabéns pelo blog vamp!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Semi... sua fase Miranda já está mlhorando.. não se preocupe...
    Rsrsrsrs!
    Beijos

    ResponderExcluir