terça-feira, 27 de julho de 2010

Savoir Vivre


A França, em especial Paris, sempre fascina muita gente. Elegância, finesse, educação, polidez, inteligência, sensibilidade, capricho... são muitas as palvras que vêm no brainstorm quando o assunto é Paris, ou francês.
A sacada do francês é mais inteligente. O perfume francês é melhor. A comida é feita com mais cuidado. As coisas simples da vida não são vistas apenas como obrigação e deveres. Existe o prazer em se fazer um sabonete na Provence, com ervas e ingredientes selecionados, estando certo de que alguém aqui no Brasil vai apreciar com muito carinho.
O simples pãozinho do dia-dia não pode ser comido às pressas, no caminho entre a casa e o metrô... é preparado com zelo, desgustado em casa, no tempo necessário para sair (sem correr) e pegar o transporte para trabalhar.
Nunca trabalhei por lá, mas dizem que esse espírito também existe no trabalho. Assim como na família e claro, no amor.
Comem com prazer e não são gordos. Trabalham bem, mas não são workaholics. Exaltam sempre o amor, mas não parecem estar obcecados pelo outro.
Por que eles são assim? Não sabemos a resposta... Mas, cada dia eu quero mais ficar parecido com os franceses. Quero saber viver; saber equilibar dever com satisfação; me dedicar e fazer bem o meu trabalho não apenas por obrigação, mas gostar de fazer bem feito. Sem precisar abdicar dos amigos. Quero aprender a fazer dos deveres momentos de prazer. Conseguir aproveitar o preparo da minha refeição, sem estar preocupado em perder a hora no trabalho.

Quanta coisa para aprender... Acho que por isso sempre seremos fascinados pelo Savoir Vivre do francês... além do Savoir faire, Savoir être, Savoir dire... haja saber...

2 comentários:

  1. Cher Dan!!! Je suis d´accord avec tous que tu as dit!!! Paris est tous!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom gosto e finesse é o que encontramos nesse blog. Parabéns ao autor!

    ResponderExcluir