domingo, 15 de setembro de 2013

"The suspects wore Loubotins"



Glamour, grifes, flashes, revistas, anúncios, entrevistas, fama, dinheiro. Atire a primeira pedra quem, no mínimo não se atrai por nenhuma dessas coisas. Todo esse poder envolvendo a fama e o dinheiro são tão velhos quanto a humanidade. Não é à toa que o Brasil foi "descoberto" há 500 anos num acidente de percurso para se chegar à Índia, onde haviam as mercadorias valiosas da época. O dinheiro sempre moveu e move o mundo.
Já passamos por tanta coisa nesses últimos 500 anos que, no mínimo, precisávamos ter aprendido mais. Porém a atualidade mostra o contrário.
O novo filme de Sofia Copolla - Bling Ring - é genial. Mostra de forma crua o ponto ao qual nossa sociedade chegou. O ponto de desvalorização do sentimento frente ao que possuímos, aliás ao que precisamos mostrar que temos. Foi-se o tempo que um título de doutorado era o motivo de orgulho máximo. Um doutorado sem uma Birkin pra guardar o diploma não vale nada. A embalagem, esta sim vale, e muito, muitíssimo.
Este filme é mais do que uma dica, é uma necessidade! Neste mundo em que basta o "amigo" estar do nosso lado pra perdermos o interesse -"prefiro falar com ela pelo Whatsapp, pelo Facebook". "Quando Rosa chega perto, percebo que prefiro conversar com Maria, ou com Joana, XOXO".
"Você não viu o que eu postei no Face? Que pena! Não tenho paciência pra te contar, olha lá ;)"
 "Estou no Rio, mas bateu vontade de estar em São Paulo, pra tomar aquele drink do Sky bar. Em São Paulo, quero comer o crepe do Arumã, em Pipa. Em Pipa, desejo jantar no Balthazar, em NYC"... E assim vai... Quem paga a conta? Papai rico? Titio milionário? Amigo bilionário? Não! Quem paga somos todos nós. Estamos perdendo a noção. E se continuar assim não sabemos aonde vamos parar, mas certamente num lugar pior.
Sem dúvida, a mais atual tradução do amor é a de Madonna em Love Spent, atribuindo-lhe preço.
 "Love spent, yeah I'm love spent / Really love spent / Wondering where the love went
I want you to take me like you took your money/  Take me in your arms until your last breath
I want you to hold me like you held your money / Hold me in your arms until there's nothing left
Guess if I was your treasury / You'd have found the time to treasure me"


Um comentário: